Paloma Silva

Paloma Silva, "A Cidadã"

Adolescente de 17 anos, nascida e criada em Rio Paranaíba

Paloma Silva, "A Cidadã"

Bolsista junior no Laboratório de Genética Ecologica e Evolutiva Da UFV-CRP desde os 15 anos

Paloma Silva, "A Cidadã"

Estudante do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura

Paloma Silva, "A Cidadã"

Paloma Silva ganhou o prêmio Arthur Bernardes da UFV em 2010 com o projeto de estudos genéticos de peixes

Paloma Silva, "A Cidadã"

Filha de conterrâneos Geraldo Magela "Saruê" e Célia

domingo, 24 de abril de 2011

Diferenciando Cidadania e intrometimento

Pelo que eu ouço e vejo em Rio Paranaíba, há pessoas as quais ainda não sabem diferenciar cidadania, intrometimento e falta de respeito, então acho-me no direito de esclarecer bem estas questões. Muitas pessoas quando deparam-se com o Blog A Cidadã tem a atitude errônea de taxar-me intrometida, o que me causa crises de risos constantes perante tamanha ignorância. Primeiramente isto é um Pré-conceito pois a pessoa quando diz que o que eu faço é intrometimento, na verdade mau sabe dos seus próprios direitos, porque se soubesse não estaria duvidando dos meus.


Começarei com a Cidadania, algo tão importante deveria ser matéria obrigatória nas escolas, pois quando se sabe o que é isto e está proposto a exercê-la, você acaba desencadeando uma série de valores como ética e respeito. Para que não haja dúvidas, posto aqui um texto extraído do CODIC - Coordenadoria dos Direitos da Cidadania :



"Cidadão e Cidadania - O que é ser Cidadão
Afinal, o que é ser cidadão?
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila.

Como exercemos a cidadania?
Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados. 
A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Independência dos Estados Unidos da América do Norte e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para a s mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias."
E eu ainda ressalvo algumas partes do Estatuto do Homem que eu acho importante:
Art.5. Fica decretado que os homens
estão livres do jugo da mentira.
Nunca mais será preciso usar
a couraça do silêncio
nem a armadura das palavras.
O homem se sentará à mesa
com seu olhar limpo
porque a verdade passará a ser servida
antes da sobremesa.
Art. Final: Fica proibido o uso da palavra liberdade,
a qual será suprimida dos dicionários
e do pântano do engano das bocas.
A partir deste instante
a liberdade será algo vivo e transparente
como um fogo ou um rio,
e a sua morada será sempre
o coração do homem.
Participar das decisões políticas, cobrar promessas feitas pelos candidatos, exigir melhorias naquilo que realmente a população necessita são papéis do cidadão. Caluniar, ofender e mascarar isto de cidadania e compromisso com a verdade é anti-ético e parcial.
Intrometimento é o mesmo que ser enxerido, mexer onde não deve, intrometer é quando o político mexe com o dinheiro público para fins próprios, cidadania é o que eu faço, é o que eu defendo. 
Estamos num país de regime democrático, onde você como pagador de seus impostos e correto perante a justiça tem o direito de dizer, de gritar, de defender aquilo você acha certo, aquilo que você acha que necessita. Acho que a população rio paranaibana ainda não entendeu que exercer a democracia e a cidadania não é ir de quatro em quatro anos votar para prefeito e presidente, cidadania vai além disto. 
O problema o qual enfrentamos dentro desta cidade é que os interesses com o cumprimento dos deveres de vereadores e prefeitos não é algo de interesse populacional e sim parcial de certas panelas. Acostumados a vermos grandes movimentações de "puxa-sacos", de "panelinhas" de um lado para o outro da cidade e também de Belo Horizonte e Brasília na tentativa incansavel de tirar os prefeitos do poder, seja do lado que for, esses complôs sempre acontecem independente de quem esteja no poder. Cidadania não é isso, cidadania não é briguinha política, cidadania não é especulação e golpes sujos, eu tenho outro nome para isso. 
Acostumamos também a perceber que a cada mandato e entrada de governante de chapas contrárias, a prefeitura e o serviço público passa por uma reforma geral: puxa-sacos e também simples funcionários que deixam bem claro sua preferência pelo candidato que perdeu, acabam perdendo seus empregos e os puxa-sacos e companhia do eleito preenchem as vagas deixadas. É sempre assim, não há quem negue. Rio Paranaíba é uma cidade na qual a união da sua população é tão grande, que a aproximação do poder da própria população, torna a cidadania um caso de parcialidade, pois cada um quer para si pois sendo amigo daquela panela você acaba sendo privilegiado. E por favor, às pessoas que adoram falar mau dos meus posts pelas costas eu digo que poupem sua saliva tentando dizer o contrário, as pessoas estão cansadas de saber que essa é a pura realidade, infelizmente.
Espero que agora você leitor esteja mais consciente do que o que eu faço é cidadania, as coisas que eu prego é cidadania, o que eu denuncio e o que eu peço é cidadania; o seu político preferido quando rouba o dinheiro dos seus impostos e você vota nele novamente na próxima eleição é intrometimento. E outra coisa, denegrir a imagem de alguém, caluniar é falta de respeito. 
Às pessoas que gostam de me chamar de intrometida, o meu sentimento de pena, saber ler, interpretar e buscar o conhecimento é algo muito fácil e o que me dá pena é o fato de simplesmente julgarem-me porque a carapuça serviu ou eu pisei no seu calo ou de alguns amigos. Pois bem, meu trabalho está feito. Não estou aqui para agradar puxa-saco, na verdade puxa-saco tem é que não gostar de mim mesmo pois a cada palavra minha está uma série de implicações para eles, pois se entra mandato e sai mandato e continua a mesma coisa de sempre é culpa dos puxa-sacos que querem continuar a mamar nas tetas do governo enquanto os outros se arrebentam nas lavouras para pagar seus impostos e ainda passam fome.

Tenho dito, 
Paloma Silva, cidadã de Rio Paranaíba.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Desmentindo as fofocas

Hoje muitas pessoas vieram me procurar na rua me perguntando se o folheto a VOZ DO POVO era de minha autoria, como não sendo, eu neguei. Vejo que as pessoas estão tendo uma visão de mim um pouco distorcida, por mais que eu tenha um compromisso com o cidadão e com a verdade, eu não tenho o direito de sair ofendendo e dizendo coisas que eu não sei. Tudo que está neste blog, está na vista do povo, são verdades, são fatos pois são com estes que eu trabalho.
Se o folheto a VOZ DO POVO fosse de minha autoria, poderiam ter certeza cidadão, que eu teria orgulho e vergonha na cara o bastante para assiná-lo. E digo mais, se fosse MEU eu não deixaria erros de português porque como bem sei, coisas sérias como estas devem ser revisadas por pessoas capacitadas para isto. Não trabalho com especulações, com briguinhas políticas, não sou de ficar de discussão com prefeito, nem com puxa-saco, não tenho modéstia em dizer que estou em outro nível. Sou uma jovem que esta ciente dos seus direitos e deveres como cidadã, pago minhas contas e meus impostos, tenho meu nome limpo na praça, não há o que me caluniar à não ser as mentiras de pessoas com más intenções á meu respeito, enfim, não tenho nada a esconder de ninguém.
Se alguém lhe disse que tem meu dedo nesta história, que foi idéia minha, saiba que é mentira, as coisas que eu faço eu assumo com todo o prazer. E mais, assim como você cidadão, eu vi o folheto jogado na porta de minha casa como qualquer um, então não houve nem vontade da parte dos autores em me entregar isso em primeira mão.

Repito: Não faço parte da oposição, dos puxa-sacos, estou do lado do povo. Trabalho com o povo e para o povo. Não me importa Osama Bin João, Jaime Hussein ou José Maria Kadafi.

Aviso às autoridades e puxa-sacos em geral que se o nome do blog A Cidadã ou o meu nome ou de minha família for citado diretamente e indiretamente em qualquer retaliação a qual eu soube que estão planejando, saiba que a minha retaliação não será no blog, não será em folheto e nem de boca, será na justiça. Eu lido com a verdade, com fatos, já que não conseguiram provar que eu estive envolvida neste folheto, nem tentem, nem caluniem, pois eu não me sujeito a briguinhas políticas, o meu negócio é JUSTIÇA!



Tenho dito;
Paloma Silva, a cidadã de Rio Paranaíba.

Recapeamento do asfalto da rua Irradiante

Há tempos o asfalto da rua Irradiante no bairro Olhos D'água precisava ser recapeado, por que havia muitos buracos e sem condição nenhuma para escapar deles. Hoje voltando da escola, percebi que haviam máquinas da Prefeitura fazendo o recapeamento, com A Cidadã critica, ela também parabeniza e agradece, por mais que não fizeram mais do que o que são pagos, não é todo dia que resolvem trabalhar.

Tenho dito;
Paloma Silva, cidadã de Rio Paranaíba

O folhetim VOZ DO POVO

Para quem apostou o dinheiro da merenda com seu amigo afirmando que eu era a responsável por este folheto ou estou com o dedo metido nesta história, eu lhe digo que você perdeu. Eu não tenho nada a ver com o fato, A Cidadã DESTA VEZ é inocente de todas as acusações procedentes. Nem dinheiro pra lanche eu tenho, quem dirá para fazer uma tiragem grande dessa. Pois bem, como não dou colher de chá a ninguém, assim como fiz uma postagem criticando o Jornal Novo Rio nada mais justo que eu fizesse uma critica sobre este.
Quero deixar bem claro que não faço parte da oposição, nem do pró, estou do lado do povo. Não me importa que seja Osama Bin João, Jaime Hussein ou José Maria Kadafi o que me importa é o povo!
Primeiramente quero dizer que a VOZ DO POVO não é um jornal, pois este serve para informar com imparcialidade dos fatos, já este que temos em mãos é um folhetim da oposição certamente no intuito de "abrir os olhos" do povo sobre certas questões. Mesmo não sendo um jornal, todo meio de comunicação deve ter um compromisso com a verdade sempre, então alguns fatos devem ser colocados em alto para que reivindiquemos a sua veracidade.
Em vista do Jornal Novo Rio posso afirmar que  a VOZ DO POVO está longe de uma colcha de retalhos e isto já é ótimo. Entretanto algumas informações estão confusas por causa da distribuição dos textos.
Erros de português também foram menores, percebe-se que são mais atribuídos a falta de atenção quanto ao uso de letras maiúsculas em nomes próprios. Observamos também uma dificuldade no que se diz ser uma frase, a Cidadã explica:
"Frase é todo enunciado linguístico capaz de transmitir uma ideia. A frase é uma palavra ou conjunto de palavras que constitui um enunciado de sentido completo." by: wikipédia.
Então, há frases no texto que são sem sentido sozinhas, o que gera uma necessidade de integrar-se de uma oração, oração esta que é:
"Já a oração é todo conjunto lingüístico que se estrutura em torno de um verbo, apresentando, sujeito e predicado." by: wikipédia
Formando um período:
"O período é uma frase que possui uma ou mais orações. " by: wikipédia
Neste contexto, posso afirmar que uma frase transmitiria uma idéia certa de algo, este que pudesse ser entendido. Há frases grandes demais que poderiam ser desmembradas em mais de uma e frases curtas demais que acabam não tendo sentido sozinhas necessitando de complemento.
Espero que tenham entendido.


Saímos da gramática e sintaxe e vamos ao conteúdo. Para quem leu o folhetim, percebeu que há muitas afirmações, quem escreveu isso realmente pois as cartas em jogo e pôs em duvida vários fatos. Se metade disso for verdade eu acho que vergonha na cara o povo vai ter em não votar novamente nesses senhores.
Acho que o principal motivo das pessoas terem achado que a Cidadã estava envolvida é o constante uso da ironia, mas posso afirmar, eu sou menos agressiva, eu trabalho com fatos, não uso de artifícios tão maldosos. Bem que a maioria das coisas afirmadas no folhetim realmente tem provas, como o aumento de salário de vereador e presidente da câmara, a existência de uma Secretaria do Meio Ambiente que organiza o Carnaval ( Sabe como é não é cidadão? Secretaria do meio ambiente preocupada com a fauna e a flora durante o carnaval: a cervejinha, as trepadeiras, as chapadinhas, os gambás, dança do acasalamento humano e coisas do gênero), existência auxílio para viagens para o senhor Prefeito, verbas que somem de uma hora para outra, obras que param sem motivos entre outras coisinhas a mais.
Ressalto um pequeno trecho na página 4 no terceiro parágrafo onde diz assim: "O povo vai atrás das prometidas casas e nada consegue além de enrolação. Interessante: para os loteamentos dado aos professores da UFV foi preciso apenas de uma canetada e pronto." Não foi dado aos professores, eles precisam pagar por isso.
O Parque de Exposições e a sua localização eu tenho que afirmar que realmente o Parque tem de ser afastado da cidade para que não haja transtornos assim como em outras cidades. 


Agradeço a quem foi me entregar este folhetim em mãos, folhetim este que me garantiu boas risadas, uma imensa vontade de chorar por causa das atrocidades acometidas na nossa cidade. E digo, parem de apostar e guardem seu dinheiro cidadão, ele está sendo usado de má fé. Vou propor uma vaquinha para asfaltar as ruas das casas populares do bairro Olhos D'água, além de que eu preciso guardar dinheiro para pagar o esgoto que corre por cima da rua da minha casa, imagine que eu tenho que pagar 40% para que ele corra por cima do asfalto, imaginem só o quanto terei de pagar para que ele passe em baixo?


Para quem não leu ainda o folhetim, eu aconselho a ler e ver as fotos também, para que ninguém mais venha me chamar de mentirosa e exagerada, sabe como é não é cidadão? 




Qualquer outra averiguação eu volto aqui e posto mais coisas.
Tenho dito;
Paloma Silva, a Cidadã de Rio Paranaíba.

domingo, 10 de abril de 2011

Nova resposta ao Cidaddão

Pois bem aqui novamente respondo ao cidaddão ao que foi me dito no site do Gilberto José:
 olha paloma eu aceito de boa suas criticas .porem cada pessoa tem uma opiniao formada . nao que eu esteja me bandiando,para lado politico so falei minha opiniao quero mais e que esses politicos e essa cidade se afundao ainda mis so isso e caminha para um novo milenio e uma nova revoluçao  revoluçao essa que nao vai demorar xegar e faleu por ver os recados .

Respeito sua opinião pois é de muita valia, por isso acho que deve ser respondida a altura, pois estamos no mesmo barco, se eu me mostrasse indiferente ao que você fala eu estaria sendo tão omissa quanto os políticos brasileiros. Acho importante debates assim e estou aberta a caso você quiser ter um comigo, debate talvez não, mais um diálogo no qual possamos conversar sobre a cidade. E apesar de você não ter entendido, eu tenho muito respeito e admiração por quem tem opinião formada assim como você. Então no caso quero lhe dizer que o que eu fiz foi o simples fato de exercer meu direito a resposta a sua opinião.

Apesar da opinião ser importante, tem algo que sobressai a isso, chama-se FATOS. E eu trabalho por cima de fatos concretos fazendo as criticas que a mim são cabíveis no meu papel como cidadã. Fatos estes que todos veem, todos ouvem falar... 
Agradeço-lhe a opinião e espero que você venha falar comigo, garanto-lhe que teremos um bom diálogo sempre. 
Esta revolução da qual você fala está por vir, mas nenhuma revolução tem impacto positivo sem que haja uma boa administração.

Tenho dito;

Paloma Silva, cidadã de Rio Paranaíba
10

sábado, 9 de abril de 2011

Resposta ao Cidaddão

Crio este post em resposta a um internauta de codinome "Cidaddão". Primeiro reproduzo aqui o recado a mim destinado no mural de recados do Site do Gilberto José:
"paloma muito criativo sua materia .mais vc pode sair por i dizendo o que nao sabe ,ne  vc esta esagerando nus fatos .tauves por uma oposiçao politica .e claro que ja passou da hora de termos um adiministrador de cara nova la .mais vc ainda vai pagar lingua com essas afirmativas. e concertesa eu fasso parte do grupo da nova era e concordo com vc em partes adimiro vc pela corage"
Essas foram as palavras do Cidaddão, agora a Cidadã responde:
Pois bem, muito obrigada pelos elogios são de grande importância, mas agora vamos aos fatos:
- O que eu não sei?
Processos administrativos contra as autoridades rio paranaibanas já foram julgados em tribunais eleitorais por vários motivos: corrupção, compra de votos, uso indevido do dinheiro publico e etc... 
Quer um exemplo?
 http://www.jusbrasil.com.br/noticias/110166/prefeito-de-rio-paranaiba-e-condenado
http://patoshoje.com.br/noticias/politica/1130-prefeito-de-rio-paranaiba-perde-o-cargo-e-tem-os-direitos-politicos-cassados-pelo-tribunal-de-justica.html
http://www.tre-mg.gov.br/noticias/noticias_tre/abril_2003/08_abril.htm

Não exagero nos fatos e muita das vezes não me refiro apenas à Rio Paranaíba, mas busco também falar das irregularidades no mundo atual, acontecer isso aqui seria mais uma fatalidade. Gosto da política e aplico o conhecimento que sei para analisar a corrupção, o desvio de verba do modo geral e muita das vezes lembro o cidadão rio paranaibano para ficarem espertos na hora de votar. Não faço parte nem da oposição e nem do atual prefeito, eu faço parte do interesse do povo. Quando ganhei uma certa idade eu comecei a responder pelos meus atos e ser critica o bastante para não seguir as linhas familiares, votarei pela primeira vez ano que vem em eleição municipal, então não tenho dessa de colher de chá para ninguém.
Sempre disse no meu blog que doa a quem doer eu estarei aqui, as vezes as pessoas pensam que é por este motivo de eu ser tão critica, mas é que eu comecei com este blog só agora, não tendo o que dizer da atuação anterior.
Pagar lingua?
Pagar lingua do que? Tudo o que digo aqui é fato! Tudo aqui pode se ver a olho nu, todos os problemas que eu cito na maioria são tiradas fotos ou são vistos na cidade por qualquer um. Ser punida por denunciar? Ser punida por mostrar a verdade? Ser punida por não ficar calada como muitos aqui na cidade? Não, acho que não Cidaddão. Mas bem que eu ando levando umas olhadas fatais na rua, vou te contar em, é cada uma!
Pois bem Cidaddão, se faz parte da nova geração empenhada em algo novo então faça por onde, conto com sua colaboração.
PONHO MINHA CARA A TAPA, MAS NÃO ME VENDO!
Seja quem for que estiver no poder, eu só quero menos descaso com a população, eu só quero melhorias, eu só quero o que o povo realmente precisa. Não tenho rabo preso com nenhum, não devo satisfação a nenhum, não puxo-saco de ninguem, aliás, puxo o saco do povo, porque até hoje aqui neste blog eu só falei em nome deles

Tenho dito;
Paloma Silva, cidadã de Rio Paranaíba.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O ciclo da ilegalidade nas obras públicas

Tudo tem seu preço, tudo. Como bem sabemos, cada obra dentro do município- ponte, estrada, asfaltamento, creche, hospital e etc- requer uma verba, empréstimos, estes que dependem da aprovação. Sabemos também que estas obras não são nenhum pouco baratas e requer uma grande burocracia a respeito. Destas obras vou destacar alguns problemas os quais podemos notá-los sem nenhuma dificuldade:
- Carência de Pagamento: Quando faz-se um empréstimo, normalmente o município obtém de um tempo de carência, isto significa que você não pagará esta dívida enquanto não tiver acabado este tempo.
EX.: A administração do município pede um empréstimo no valor de R$2.000.000, 00 e ganha 36 meses de carência, isso quer dizer que só começará a pagar daqui 36 meses.
- Acúmulo de dívidas: Junto do tempo de carência podemos analisar um problema, as vezes este tempo ultrapassa um mandato, sendo assim, o próximo administrador é que arcará com a dívida. Tendo este administrador prometido alguma obra e por milagre ele esteja afim de cumprir, fará então mais um empréstimo e assim pedindo mais carência e a dívida acumula-se mandato por mandato.
Muita das vezes as obras requerem licitações para a sua realização, o que pode também ser ilegal como eu já falei aqui no blog, obras como estas feitas por meio da ilegalidade são as mais caras pois a ilegalidade sempre trás mais ilegalidade, o desvio de verbas é um exemplo claro disto. O desvio vai acarretar em outro problema, o esgotamento da verba de um modo rápido, o que leva a mais pedidos de verbas e assim inicia-se o ciclo da ilegalidade nas obras públicas novamente.

O que quero com essa postagem?
Bem, é um objetivo bem simples, na verdade um lembrete a você cidadão que lê esta postagem neste instante e se esqueceu de quantos processos contra administradores públicos em Rio Paranaíba já correram em tribunais eleitorais, lembrar a você que esqueceu do tamanho da dívida municipal que nós temos e do esquecimento maior na hora de colocar sempre os mesmos administradores dentro da prefeitura.
Não foi só com um que isso aconteceu, na verdade, nem sei se há algum o qual ainda não correu processos quanto a este tipo de corrupção na nossa cidade.

Tenho dito;
Paloma silva, cidadã de Rio Paranaíba

terça-feira, 5 de abril de 2011

Importância da escola na formação do caráter na nova Era mundial

Todos nós já ouvimos as pessoas dizerem que educação vem de berço, que caráter é algo que a família impõe diante de conselhos e exemplos. Mas, o que vemos nesta sociedade é um pouco alarmante, observando que a sobrevivência no Brasil depende de um esforço singular da pessoa no trabalho, isso implica as vezes, nos pais passarem maior tempo no trabalho do que com os filhos. Neste contexto, muitos pais afirmam que apesar do tempo minúsculo que passam com os filhos, a educação escolar de qualidade e alimento eles oferecem, mas meu caro leitor, quando nos deparamos com esta nova geração notamos as falhas na educação e formação de caráter das crianças.
O consumo de drogas aumentando entre os jovens, independente da classe média; as infrações acometidas por jovens também tem aumentado e isso deveria ser a maior preocupação do governo brasileiro, pois como todos dizem, nós somos o  futuro, mas qual futuro?
Aspirantes a marginais, viciados em drogas ilícitas, obesos, entre outros problemas da adolescência nos dão um parecer da situação do Brasil futuramente: aumento da marginalização, violência, tráfico e adultos doentes.
O que fazer?
O Capitalismo e a Globalização em si, provocam mudanças no comportamento da sociedade perante o trabalho, isso implica na diminuição do tempo com os filhos. Neste contexto, as crianças deveriam passar mais tempo na escola do que na própria casa, tendo a escola a partir desse momento o papel de formadora do caráter logo na infância e adolescência.
A implantação de disciplinas extra-curriculares voltadas para a formação do caráter certamente seriam aliadas importantes do governo no melhoramento da condição de vida e de outros parâmetros que indicariam a evolução de um país.
Bem sabemos que quando ensina-se a criança a somar, na sua adolescência ou fase adulta aquela criança fará a soma automaticamente e saberá que é uma soma. Assim, acontece com outras questões disciplinares no decorrer da vida do individuo. Se esta metodologia funcionasse com o caráter, estaríamos elevando o Brasil há um país mais justo e de pessoas pelo menos aparentemente corretas.
Muitos irão argumentar que a ação do individuo muita das vezes independe do que ensinam e depende da sua genética, da sua origem, mas eu bem sei que na Genética do Comportamento sabe-se que o comportamento humano deve-se a uma "equação" simples: 50% Genética + 40% Ambiente Compartilhado + 10% Ambiente Não-compartilhado. Esta "equação" nos revela muito sobre a criação dos nossos filhos e do porque de muita as vezes um par de filhos terem a mesma criação mas comportamentos diferenciados.
A influência que a escola obtivesse sobre o aluno nos 40% referente ao Ambiente Compartilhado, seriam de grande importância, pois mesmo quando a criança deparasse com os 10% referente ao Ambiente Não-compartilhado ele teria a noção do certo e errado diante de uma ação.
A idéia é esta, a escola oferecer disciplinas extras na sua grade curricular que fossem de importância na formação de um caráter ético e voltado para a preparação da criança para uma sociedade melhor.
Disciplinas obrigatórias como:

  • Educação Ambiental ( Preservação do meio ambiente posta em prática para que torne um ato automatico e inconsciente no dia a dia da criança quando adulta)
  • Direito, Deveres, Ética e o "ser" Cidadão ( O certo e errado, a exemplificação do erro e da consequente punição, a execução da cidadania e o ensino do que é preconceito e do quão errado é, assim evitando o tão famoso e temido "bulling")
  • Nutrição correta ( o ensino da boa alimentação e da consequencia disso, a aplicação disto e também a instrução do aluno dentro da própria cozinha, ensinando a ele que comidas saudáveis também podem ser saborosas, economia doméstica, etc. )

É fato de que a sociedade precisa mais que isso, mas adequamos a realidade brasileira e tentemos fazer o máximo para que melhore.

Tenho dito,
Paloma Silva, cidadã de Rio Paranaíba

domingo, 3 de abril de 2011

Parque do Zarico: lazer também para porcos

Para quem não sabe da novidade no Parque do Zarico, a cidadã conta pra você, pois este blog também é lazer! Pois bem, para quem não foi no Parque do Zarico e não viu o campo de futebol, eu adianto a novidade e digo que desde que terminou o CarnaRio Paranaíba o campo de futebol virou chiqueiro, isso mesmo meu povo CHIQUEIRO. Não há mais grama, apenas lama e lixo... e os porcos gritam: ÊEEEEEEEEEEEE! Que felicidade! Isso me emociona sério!
Então senhor fazendeiro, se os seus porcos não podem ficar sozinhos no chiqueiro da fazenda enquanto você faz caminhada no parque, agora a prefeitura disponibiliza um chiqueiro para o seu porco. Não se preocupe mais, seu porco está protegido e bem instalado no Chiqueiro do Parque do Zarico!
E sabem do que mais meus queridos leitores? A economia rio paranaibana terá mais um componente importante, o lamaçal do chiqueiro também é um MANGUE, agora terão contratações de imigrantes nordestinos para ensinar a técnica milenar de PROCURAR CARANGUEIJO NO MANGUE! ÊEEEEEEEEE!
Agora no Parque do Zarico temos um criadouro de porcos e carangueijos no mesmo local, nunca vi nada tão compacto e peculiar, além disso temos aquele lago com um odor no mínimo excentrico que também oferece lazer e saúde, você pode ver os peixes nadando na água límpida e beber dela também, muito saudável!

Agora leitores, sem ironias.
A situação no Parque do Zarico está precária, desde o CarnaRio aquele local está debilitado, pra quem duvida que vá lá e veja se não é esta a verdade. Fica aqui a minha indignação e das demais pessoas que utilizam do Parque e do Ginásio para o lazer e o bem da saúde e é obrigado a ver este local em tão mau estado.
Foto tirada dias depois do Carnaval, os caminhões  e outras coisas não estão lá, mas a lama e o entulho continua

Lembrada por um amigo aqui, digo a vocês que a Semana Santa está chegando e os peixes que são parte fundamental na alimentação rio paranaibana estarão a disposição, na verdade, promoção da Secretária Agropecuária de Rio Paranaíba. Peixes saudáveis, em uma água saudável para uma semana santa no hospital! Na verdade, até hoje não sei a finalidade daqueles peixes!

Tenho dito,
Paloma Silva, cidadã de Rio Paranaíba.

sábado, 2 de abril de 2011

Indignação

Quem leu a postagem no site do Gilberto José deve estar tão indignado quanto eu. Verba vai, verba vem e Rio Paranaiba continua a mesma, se não fosse os empresários ( Lê-se: enfiadores de faca dos aluguéis) Rio Paranaiba viveria a sombra das cidades ao redor que abrigariam a massa universitária. Desviando os olhos, os bolsos e as melhorias economicas da cidade para outros enfiadores de faca, porque pelo que vejo a unica coisa na qual alguns empresários pensaram é em como poderiam lucrar abusando economicamente dos alunos.
Rio Paranaíba é uma das cidades mais importantes na área agrária de Minas Gerais, tem um dos maiores PIB's e me chega a notícia de que a obra da Creche Escola vai ser paralisada por que não tem verba? Sério, as vezes me dá vontade de perder a compostura, mas sendo irônica como sempre, venho dizer-lhes leitor de que ano que vem é ano de eleição... e sabe o que isso quer dizer? QUE ANO QUE VEM DEZENAS DE OBRAS SERÃO FEITAS, E TUDO AQUILO QUE FOI PARALISADO VAI SER RETOMADO! Viva ao ano de eleição, ano aquele em que as autoridades lembram-se do porque de serem pagas, do porque foram eleitos, do porque de eles terem tantas mordomias.
Dia primeiro de janeiro de 2012 vou por uma faixa na praça dizendo: PARABÉNS, VOCÊ AGORA JÁ PODE COMEÇAR A TRABALHAR!  E os miseráveis e sofridos eleitores vibram de felicidade, já ouço até os gritos!
Bom leitor, quando eu estou muito indignada, muito chateada eu apelo para a ironia para não não apelar para os palavrões, porque diferentemente de muitas autoridades eu fui muito bem educada. E posso lhe dizer leitor, que hoje a minha ironia está exageradissima, mas não é por menos.
Leitores, há coisas que são essenciais para Rio Paranaíba que é um hospital com MAIS MÉDICOS e MENOS ENFERMEIROS, ruas mais bem asfaltadas, esgoto DEBAIXO da terra (diferentemente do que ocorre no bairro Olhos D'água) e tratamento de esgoto da forma correta sabe, porque o rio Paranaíba está cheirando a MERDA.

E outra coisa, preocupem-se menos com coisas supérfulas: Ninguém quer saber de Parque de Exposição novo quando não há médicos no hospital pata atender seu filho doente, ou quando o cidadão sai na rua e sua roupa enche-se de poeira ou esgoto!

Foto da obra paralisada
Tenho dito,
Paloma Silva, cidadã de Rio Paranaíba

Agradecimento em especial ao Gilberto José pela ótima postagem no site a qual baseio minha postagem aqui.