Paloma Silva

Paloma Silva, "A Cidadã"

Adolescente de 17 anos, nascida e criada em Rio Paranaíba

Paloma Silva, "A Cidadã"

Bolsista junior no Laboratório de Genética Ecologica e Evolutiva Da UFV-CRP desde os 15 anos

Paloma Silva, "A Cidadã"

Estudante do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Adiron Gonçalves Boaventura

Paloma Silva, "A Cidadã"

Paloma Silva ganhou o prêmio Arthur Bernardes da UFV em 2010 com o projeto de estudos genéticos de peixes

Paloma Silva, "A Cidadã"

Filha de conterrâneos Geraldo Magela "Saruê" e Célia

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Como fazer o meu Ano Novo feliz e de demais rio paranaibanos

Desejo que neste Ano Novo todos os meus desejos para que eu possa estar feliz sejam concretizados, espero que em 2011 as autoridades possam:

  • Asfaltar as ruas onde foram construídas as casas populares;
  • Começar as obras no hospital novo antes que a verba acabe e nada se faça;
  • Consertar a rede de esgoto do bairro Olhos D'água para que não vaze todos os dias pelas ruas;
  • Continuar as reformas de casas prometidas no projeto antes que elas caiam em cima dos moradores;
  • Contratar novos médicos para Rio Paranaíba antes que mais morram a míngua;
  • Acabar com o consumo de drogas aos arredores do Parque do Zarico para que possamos ter segurança ao ir exercitar-nos;
  • Melhorar os eventos de Rio Paranaíba para que nossa cultura seja valorizada;
  • Tapar os buracos das ruas da cidade, MAS com qualidade para que não precise de reforma a cada mês;
  • Instruir aos donos de imóveis para locação a diferença entre LUCRO e ABUSO;
  • Implantar medidas de preservação da biodiversidade rio paranaibana e conter o problema da poluição das águas do nosso famoso e importantíssimo rio Paranaíba;
  • Peço mais ética, mais cidadania nas pessoas, mais caráter para que eu possa me orgulhar de onde moro;

Entre outras coisas mais que são de grande interesse para a população Rio Paranaíba, agora se não é possível fazer nada disso que esta sendo proposto não sei o que ainda está fazendo governando essa cidade...

Feliz Ano Novo e pensem com carinho no que disse. Ano que vem trarei mais postagens, do mesmo modo sempre expressado, sem nenhum medo, com toda a verdade e com todo respeito com você Cidadão!


Tenho dito;
Pallomah F. Silva, cidadã de Rio Paranaíba

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tráfico: Um ciclo fatal

Sempre que acontece um fato como esse ocorrido em Rio Paranaíba sobre a apreensão de traficantes me vem uma série de questionamentos sobre a segurança pública e iniciativa contra a marginalização. Bem, iremos ser realistas e vamos concordar que acabar com o tráfico de uma vez nós não iremos, de certo, encheríamos as cadeias de traficantes mas o problema das drogas continuariam.
Nós sabemos que quando um traficante é preso, há outro que toma seu lugar, há casos conhecidos de "Damas do tráfico" que são as mulheres dos traficantes que na apreensão do marido elas tomam o poder e "zelam" pelos negócios da família.
Já postei aqui sobre os problemas causados pela escravidão, um deles é o total descaso com negros e brancos pobres que levaram a alta taxa de marginalização, pois na falta de um emprego o qual não era dado a eles pelo próprio preconceito com os "favelados" eram estes então levados a procurar de ilegalidade para buscar o pão de cada dia. Não é que queira taxa-los de bonzinhos, longe disso, o que quero dizer é que marginalização, tráfico de drogas e outras atividades são de causas históricas. Bem notamos que nem todos estes "favelados" são traficantes ou marginalizados, muitos deles vencendo o preconceito e os tabus da sociedade saíram de suas casa para trabalhar nos grandes centros e estudar. Mas o sol não brilha pra todos, isso é fato.
Mas o que me motivou a escrever esta postagem é a seguinte pergunta: Prender traficantes é a solução para a banalização do consumo de drogas? A resposta é NÃO. Sei que é necessário a apreensão destes bandidos, mas o fato é que, se prendemos um traficante o outro vai tomar seu lugar, até que lotemos as cadeias e o tráfico continuará. Analisemos que desde muito tempo venho neste blog tratando de bases e sempre digo que a base de tudo é a EDUCAÇÃO, bem, a educação brasileira precisa de uma revigorada e ensinar as crianças mais do que somar e escrever, mas também o que é certo e o que é errado, com exemplos amplos para maior compreensão. Ensinar-lhes a ética, cidadania e respeito com o próximo, assim, poderíamos evitar que grande parte das nossas crianças se tornem marginais, traficantes, ladrões ou políticos corruptos que pra mim são ladrões mas eu prefiro tratá-los de modo enfatizado assim nunca ninguém os esqueça.
Nós temos o PROERD que já é um grande passo e já nesta brecha queria parabenizar os coordenadores do projeto. Mas concordemos que seria bem melhor que aulas fossem integrais com adição de disciplinas voltadas para a formação do caráter das crianças, assim seria mais firmado a aprendizagem e consequência dessas disciplinas.
Outra questão levantada: O que fazer com os dependentes químicos? Prisão ou tratamento? Sem traficantes, sem dependentes; sem dependentes, sem traficantes; concordam? Pois então, o que fazer com os dependentes enquanto a policia prende os traficantes? Educação do modo que abordei sendo voltada para o caráter já influenciaria as crianças a banalizarem o uso de drogas, mas como nós também necessitamos de medidas rápidas, seria de grande interesse juntar tanto a educação tanto outras medidas para o fim desta praga que assola o Brasil e o mundo. O usuário de droga de fato não está praticando nenhum ato infracionário, o problema está nas conseqüências do uso de drogas que são violência doméstica, roubos entre outras infrações, estes sim são penalizados com detenção. Outro modo seria o tratamento destes dependentes, mas o que vemos de fato não nos alegra, observamos a falta dessas instituição e a grande lotação destas, e além disso, o modo de "tratamento" que eu não chamaria de tratamento. Muitas clínicas de reabilitação usam de métodos abusivos para a detenção destes viciados, usam da violência e do abuso de poder a eles dado para machucá-los. Mas como podem ver lógica neste tipo de tratamento? As famílias levam seus familiares drogados para estas clínicas afim de que não se repitam as cenas de violência dentro de suas casas, para que possam se verem livres dessa praga e logo encontram a própria violência como método de tratamento? Não, isso é inadmissível!
Então o que fazer?
O combate ao tráfico e ao consumo de drogas deve ser uma ação conjunta de vários setores da segurança e saúde pública, o que deve ser levado a sério sem esse descaso com a população que acaba acontecendo muito nas grandes metrópoles e até mesmo em pequenas cidades como a nossa Rio Paranaíba.

Tenho dito;
Pallomah F. Silva, cidadã de Rio Paranaíba

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Corrupção: coisa de peixe grande

Corrupção... uma das palavras mais citadas dentro deste blog, e desta vez vou falar dele de um modo diferente.
Quando perguntamos ao brasileiro o que mais lhe incomoda na política, garanto que maioria diz que é a tal de corrupção, aquela que quando realizada consequentemente mata pessoas de fome, tiram o direito de uma criança estudar, tiram o direito a saúde, saneamento básico e moradia de muitos cidadãos.
Por mais que queiramos acabar com ela, mesmo que seja dentro da nossa cidade apenas estaremos nadando contra a maré. Não estou dizendo isso para tirar-lhes a esperança leitor, mas vamos pensar melhor.
Como a corrupção funciona:
Diferentemente de muitas outras pragas da nossa sociedade, a corrupção não é algo que vem dos pequenos para os grandes, não é como pensamos. As vezes analisamos a corrupção como sendo algo de bases normais, que deste modo seria a base para tudo as prefeituras, mas não é bem assim. A corrupção não é algo que se destrua dos pequenos para os grandes, não é algo que se destrói tão facilmente assim.
A corrupção é algo que se deve combater em uma cajadada só, destruir de uma vez de prefeitos a presidentes.
Analisem comigo: A corrupção vem dos grandes para os pequenos, vem de presidentes, vem de senadores, governadores, deputados e depois prefeitos. Os rombos grandes são esforços mútuos dentro de coligações, donde as parcerias políticas e métodos eficazes de burlar polícia federal facilitam o processo.
As pequenas e médias cidades são alvos dos políticos maiores, pois o interesse e participação dos cidadãos na cobrança dos direitos é menor e a fiscalização não é tão eficaz. Assim os peixes grandes, aliciam e pressionam os peixes pequenos os corrompendo e assim juntos conseguem planejar os roubos aos cofres públicos.
Há como escapar?
Bem, analisemos. Os prefeitos necessitam do apoio dos deputados para que projetos e verbas de grande importância sejam aprovados, sendo então que a boa interação e coleguismo entre prefeito e deputado é de grande importância para o bem estar social dos cidadãos. Bem, se nesta interação necessitar de troca de "favores" como pedir que num determinado negócio seja desviado da verba tanto por cento para a conta do deputado para que este deputado o ajude na hora da aprovação do projeto. Se este prefeito recusar ser corrompido, o projeto pode desandar e não ser aprovado, assim vemos que muita das vezes os projetos empacam por causa das artimanhas políticas. Se o prefeito aceitar, e por acaso ser pego por corrupção, ele é que vai ser prejudicado, já que é extremamente perigoso acusar os "peixes grandes".
Então, concluímos que a corrupção deve ser destruída do grande para o pequeno, pois vários prefeitos que no intuito de melhorar a condição das pessoas, acaba se corrompendo, ou até mesmo gostando disto.
Um maneira eficaz seria mesmo essa tal de "ficha limpa" que assim poderão peneirar os políticos sujos evitando que este ciclo corrupto tenha prosseguimento.
E você leitor também pode ajudar, na verdade, somos os maiores culpados pela corrupção, pois não analisamos o passado do candidato e sem nem ao menos pensar colocamos um ladrão no poder quando o lugar dele é na cadeia. Então na próxima eleição, vamos escolher bem em quem votar para que não sejamos roubados e para que possamos ser beneficiados com projetos onde a verba é inteiramente voltada para ele e não para o bolso daqueles que votamos.

Tenho dito;
Pallomah Silva, cidadã de rio Paranaíba

Aluguel- Abuso regado a preconceito

Todos nós sabemos que o aluguel de casas e apartamentos em rio Paranaíba é sem dúvida abusivo.
Pensemos todos, Rio Paranaíba era uma cidade que tinha como fonte de renda geral a agricultura, onde apenas as pessoas que ainda não tinham moradias e imigrantes nordestinos a fim de trabalhar nas colheitas alugavam casas. Sendo que nesta época o aluguel de casas grandes não passavam de R$ 250,00 , hoje onde nossas vidas giram em torno da Universidade e a economia local lucra com os universitários, vemos um aumento significativo no preço de alugueis, pois as casas pequenas é que agora valem R$ 250,00.
Porque deste aumento?
Bom, primeiramente, PRECONCEITO. Isso sim, os universitários chegaram aqui sendo encarados como playboys, filhos de gente rica que vinham pra fazer baderna. E eu já escutei isso aqui em Rio Paranaíba, uma senhora disse para mim que o aluguel teria aumentado por causa do fato de que os universitários estragavam as casas e que faziam festas demais.
Bom, só que é o seguinte, Rio Paranaíba é acostumada com os contratos de bocas o qual eles já deviam ter percebido que não dá certo em caso de negociações como estas de moradia; disse eu a essa mulher que fizesse contrato, dizendo nele que seria proibido festas e  multa acaso estragassem o seu patrimônio. Esta senhora ficou sem graça, e logo notei que o problema não era realmente esse, pois ela tinha sim, um receio deles e acabava dizendo aquilo para ter como motivo do alto preço da casa que ela aluga.
Então os lacatários vem com esta: Se eles fazem festas, eles tem dinheiro para pagar o aluguel também!
Porém queridos, tenho o que falar agora. Universitários assim como os filhos de muitos de vocês, também tem formatura, e o dinheiro para esta é conseguido através dessas festas. Só que a maioria das pessoas não tem ouvidos para isto. Agora, santos eles não são, na verdade, ninguém é santo, alguns deles são baderneiros, outros são quietos, assim como em outro qualquer lugar. Eles são jovens e gostam de se divertir meus queridos.
Então como conter o aumento?
Bom leitores, esse problema já será resolvido. Notamos que em Rio Paranaíba já se encontra grande quantidade de construções voltadas a moradias para locação. Com mais locais para locação, haverá mais concorrência, com isso mais briga por preços baixos e muita pechincha.
A briga pela concorrência consequentemente abaixará os preços de muitas moradias, assim facilitando para quem vem.
Pois não se esqueça, por trás de um universitário que você tanto julga, há pais que se matam de trabalhar para dar condições para que seu filho estude e tenha um futuro melhor assim como você faz com seu filho.



Tenho dito;
Pallomah F. Silva, cidadã de Rio Paranaíba

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Compra de votos

Todos nós sabemos que época de eleição é fato a existência de um grande fluxo de dinheiro entre candidatos, cabos eleitorais e eleitores. A compra de voto é algo ilegal e já faz onze anos que existe lei contra esse ato:

Art. 1º A Lei 9.504, de 30 de setembro de 1997, passa a vigorar acrescida do seguinte artigo:
"Art. 41-A. Ressalvado o disposto no art. 26 e seus incisos, constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil Ufir. e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no art. 22 da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990."
Mas, como Rio Paranaíba é uma cidade sem lei, observamos que isso acontece sempre. E se você pensa que apenas o candidato tem culpa no cartório meu caro leitor, você está completamente enganado, pois quem vende o seu voto também é corrupto e faz parte dessa pseudo-democracia. Pois você vende aquilo que lhe é de direito e suma importância para a execução da democracia, e do seu voto depende o futuro.
Mas há eleitor que dizem assim pra mim: "Mas Pallomah, eu preciso de um dinheirinho, então eu faço o seguinte: finjo vender meu voto, pego o dinheiro e voto em que eu quero!"
Está errado! Está ilegal! E as pessoas acabam pensando que só os candidatos desta vez se ferram, mas na verdade não é bem assim. Agora eu pergunto: De onde vem este dinheiro?
Te peguei não é leitor? Se você pensa que o dinheiro sai do partido ou do bolso do candidato, está muito enganado, dinheiro para coisa ilícitas vem de coisas ilícitas.
Muitas das vezes o dinheiro parte de uma empresa, uma empresa grande, a qual em troca de favores acaba fornecendo o dinheiro. Vamos supor que uma empresa de construção dê o dinheiro ao candidato, em troca a empresa quer que quando ele ganhe, aquela obra caríssima da construção de uma ponte seja dada por meio de "licitação" àquela empresa, que na verdade não ganha por licitação e sim por favoritismo político, oras! Agora, se essa empresa precisou de tamanhos artifícios para ganhar a licitação, é porque ela não tem qualidade o bastante para vencer de modo legal. Agora, se ela não é de boa qualidade e vai fazer uma obra na sua cidade, ela estará pondo em risco a saúde de milhares de pessoas, imagina se ela faz um hospital?  E ele cai sobre as pessoas? E se for em cima de sua família? Não é preocupante leitor?
Outra maneira de conseguir este dinheiro é por meio de arrancá-lo dos cofres públicos, agora leitor, nós brasileiros trabalhamos 4 meses no ano para pagar impostos, e você vai vender o seu voto e correndo o risco de estar recebendo o seu próprio dinheiro que foi colhido nos impostos para fins como este? Você irá trabalhar 4 meses do ano para dar o dinheiro ao seu vizinho que vendeu o voto?
PENSE BEM LEITOR!
Vemos tambem que não é só de dinheiro que é feito as negociações, também acontece por meio de favores, como empregos, viagens e outras coisinhas que nem dá pra numerar. E isso também é uma prática preocupante, pois depois da eleição a prefeitura se empanturra de pessoas não concursadas e muito menos qualificadas a fazer aquilo que são pagas.
Outra coisa importante, PROMESSAS! Isto mesmo, promessas que nunca são cumpridas, e que acabam sendo jogadas para o alto e frustrando as pessoas. Mas pense caro cidadão, se o candidato é capaz de oferecer dinheiro, ele não é capaz também de mentir? Pois depois da eleição ele não tem nenhuma obrigação de fazer nada que tenha prometido ilicitamente para você.

Eu tenho uma tática muito boa durante a eleição, eu voto no que eu achar melhor, no que for mais limpo (o que em Rio Paranaíba é uma missão quase impossível), no que NÃO me oferecer dinheiro e que eu também não saiba que ofereceu pra outro alguém.

Pois pense comigo, se ele é capaz de lhe pagar pelo voto, é porque ele não é capaz de conquistá-lo com seu caráter, e imagine, se ele rouba para te pagar, imagina o quanto ele vai roubar pra ele mesmo quando estiver na prefeitura, ou na câmara de vereadores?

Pense bem, voto é seu direito e não objeto de negociação e nem de troca!

Tenho dito,
Pallomah F. Silva, cidadã de Rio Paranaiba.

Apoiem esta causa totalmente nobre cidadãos!

Cidadãos rio paranaibanos, tenho aqui mostrado tantos problemas e falcatruas dentro de nossa cidade, dentro da nossa política que os senhores realmente devem ter ficados indignados. Eu fiquei senhores, desde quando eu fico sabendo destes fatos e venho aqui compartilhar minha indignação, eu as vezes penso que não tem jeito. Mas caros leitores, não desistiremos tão facilmente assim, vamos lutar e mostrar que nós sabemos do que se passa, que nós sabemos os nosso direitos e exercemos nossos deveres. Então vamos erguer a bandeira de cidadãos conscientes e cansados desta corrupção.
Adicionem essa comunidade que foi feita por uma cidadã que assim como eu acha isso um absurdo, esse coronelismo, essa pseudo-democracia, essa política de imagens.

"Dedicada a todos os cidadãos de Rio Paranaíba e do Brasil que se sentem envergonhados com a política local, e, principalmente com o valor das diárias aprovadas recentemente para o Executivo da nossa querida terrinha. Valor exorbitante que denuncia o "lixo", a sujeira da política coroneliana... Precisamos de moderadores que sonham com uma política voltada para o crescimento e melhoramento da qualidade de vida dos que aqui vivem."

Luciana Resende

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Carnaval de Rua, ops errei, Carnaval de Parque!

E quando eu falo que a cultura rio paranaibana esta indo por água abaixo ainda há alguns que não acreditam. Temos um dos maiores e melhores carnavais do Alto Paranaíba, e cada ano ganhamos mais adeptos dessa festa, e se na rua já era dificil conter a multidão, imagine então num parque? Ah meu Deus.
Vamos perder a tradição do carnaval de rua, e vamos fazer um novo: Carnaval de Parque, se houver briga lá dentro o festeiro que se foda, porque não terá para onde correr. Bebidas? Monopolização. Som? O primeiro que viu na frente. Quem organiza? O secretário do meio ambiente.
Você deve estar perguntando assim: Espere aí Pallomah, vc disse secretário do meio ambiente? Sim, querido leitor isso mesmo, isso, segundo fontes confiáveis da prefeitura é este cidadão que organiza. Deixo as ironias para conversas pessoais, rsrsrsrs.
Vamos ao que interessa então: Onde está a infraestrutura que eu ainda não achei? Onde está? Porque já devem ter percebido que Carnaval é totalmente diferente de Festa do Fazendeiro, o público é diferente, o que se bebe é diferente, o que se come é diferente, são outras necessidades!
Nós como cidadãos pagadores de impostos queremos neste Carnaval de Parque:
Banheiros químicos
Iluminação
Praça de alimentação
Segurança reforçada, não quero ser pisoteada pela multidão.
Saco de vômito para aguentar a politicagem


Ah e falando em Carnaval, quero parabenizar pelo sucesso do Axé Rio, foi bem no Dia da Consciencia Negra, fiquei muito conscientizada, muito mesmo. Além do mais, os afrodescendentes só nos deixaram como cultura o Axé né? Não, nos deixou danças variadas, comidas, bebidas e muito mais do que imaginam.

Tentarei ser menos irônica daqui pra frente, sempre magôo os sentimentos das autoridades! =[ Este assunto não acaba aqui.


Tenho dito;
Pallomah Silva, cidadã de Rio Paranaíba.

Imponha deveres, que eu exijo meus direitos

Hoje não irei fazer uma postagem longa, deixarei a critério de vocês leitores pensarem a respeito.
Nada contra os impostos e serviços, acho justíssimo cobra-los. MAS desde que o dinheiro seja revestido para o bem da sociedade. Pagamos IPTU, IPVA, agora passaremos a pagar o esgoto que será terceirizado, água e licenciamento (vamos falar hoje desse três impostos mais conhecidos) na promessa de que teremos boas estradas, boa pavimentação nas ruas, bom saneamento nestas, esgoto tratado, água tratada e energia de qualidade. Mas o que nós temos? Temos estradas e ruas esburacadas ou sem pavimentação, temos oficinas de carro na rua atrapalhando o andamento do trânsito de Rio Paranaíba e se Deus não tomar conta vai ocorrer acidentes na rua, temos esgoto correndo nas ruas, temos energia caindo sempre que um cachorro faz xixi no poste e ontem na torneira saiu uma água digna de um córrego. Então agora querido leitor e cidadão rio paranaibano, vamos fazer algumas trocas com as autoridades e prestadores de serviço de Rio Paranaíba:
Pagaremos IPTU, IPVA, esgoto, luz, água, e o que tiver de ais impostos a serem pagos... MAS queremos ruas livres de oficinas de carro:

Não queremos esgoto nas ruas também: 
Imponham seus deveres, 
Mas nos exigiremos nossos deveres.

Tenho dito;
Pallomah F. Silva, cidadã de Rio Paranaíba.

Agradecimento

Venho por meio desta postagem agradecer a rádio Paranaíba Maximus pelo espaço dedicado a minha premiação em Viçosa. Parabenizo-os pela ótima reportagem feita por Rogério Silva que enobreceu mais este fato em minha vida.
Com a ajuda considerável desta reportagem meu blog ganhou mais leitores, o que me felicitou muito, pois este blog tem como objetivo informar e entreter assim como a rádio.
Agradeço-lhes de coração pela grande ajuda, que Deus os abençoe e os ajude nesta caminhada.
Parabens rádio Paranaiba Maximus.
http://www.paranaibamaximus.com.br/index/premio_bic_jr.html